Portrait em destaque e em primeiro plano do homenageado ocupa o lado esquerda do anverso. Há acima do portrait a assinatura de Santos Dumont. Do lado direito do portrait, na parte superior, estão as legendas 150 ANOS e a era 1873 • 2023. Em segundo plano e à direita, há, em perspectiva, a casa de Santos Dumont em Petrópolis, conhecida como a “Encantada”. O anverso apresenta acabamento feito com a técnica pátina.
Os famosos aviões 14-Bis e Demoiselle de Santos Dumont destacam-se no reverso. Entre eles, há, ao centro, a memorável citação “Inventar é transcender”, do Pai da Aviação. Para harmonizar a composição, uma linha em baixo relevo sugere analogia ao movimento das hélices dos aviões. O reverso apresenta acabamento em pátina. Complementa a arte a logo CMB.
Em 2023, o Brasil comemora o Sesquicentenário do Pai da Aviação trazendo à memória de todos os brasileiros a importância desse herói nacional que levou o nome de seu país a todos os lugares. O audaz Santos Dumont é celebrado até hoje em todo mundo como fonte inspiradora de invencionismo.
Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 em Minas Gerais, na cidade de Palmira, que hoje se chama Santos Dumont em sua homenagem. Conhecido por ter sido um aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro, Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-o em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, Santos Dumont também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.
O título de responsável pelo primeiro voo num avião, atribuído por brasileiros a Santos Dumont, é disputado com outros pioneiros. Porém, Santos Dumont conseguiu realizar o primeiro “voo mecânico” com o 14-Bis. Essa foi a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI). Assim sendo, ficou provado que o ser humano podia voar com um aparelho mais pesado que o ar, utilizando seus próprios meios.
Até hoje, Santos Dumont, que veio a falecer no dia 23 de julho de 1932 no Guarujá, em SP, é uma inspiração para jovens a adultos em todos os lugares do mundo, não só pelo fato de ter sido um genial inventor, mas também, pela sua vida em família, pelas suas inovações, e, sobretudo, por ter dado à humanidade a capacidade de voar. A sua maior invenção contribuiu bastante para o desenvolvimento humano, pois, até hoje, a sua criação está presente em todo o planeta, muito bem representada pelas companhias aéreas que voam e unem pessoas e os continentes.
Claudio Gomide
Coordenador do Museu Casa de Santos Dumont