Logar / Cadastrar
     
  • INICIO
  • Painel
  • Quem Somos
  • Organizadores de Encontros de Sociedades Expositores de Encontros de Sociedades Presidentes de Sociedades Lider de Grupos Colecionadores Visitantes usuarios do sistema
     
    Cédulas e Moedas Medalhas Cédulas Comunitárias Acessórios Extras
     
    • Visitante
      • Descrição
    • Colecionador
      • Descrição
    • Comerciante
      • Descrição
      • lista
    • Distribuidor
      • Descrição
      • lista
    • Fabricante
      • Descrição
      • lista
    • Gerente - Agencias
      • Descrição
      • lista
    • Donos
      • Descrição
      • lista
    • Sociedades Numismáticas
      • Descrição
      • lista
     
    Coleções Loja Virtual Varejo Loja Virtual Atacado Leilão Dropshipping Banco Numismático CCMBR Agencia Numismática Seguradora Cooperativada Sistema Financeiro CCMBR Carrinho de Compras Controle de Estoque Tarifas e Benefícios Limites de Crédito
     

Entrevista com Numismátas

Oswaldo Rodrigues

<--< anterior
próximo >->

Furlan de Oliveira Dourado
História econômica do Brasil na escola com numismática
<< Anterior Próxima >>

Apresentação

Nesta entrevista exclusiva realizada pelo canal oficial da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), o professor Furlan de Oliveira Dourado compartilha sua experiência em levar a numismática para a sala de aula, utilizando moedas e cédulas como instrumentos pedagógicos na disciplina de Educação Financeira. Atuante na rede estadual de Goiás, na cidade de Inhumas, ele mostra como o colecionismo pode contribuir para o aprendizado de história, economia e cultura.


A Experiência Educacional

Professor Furlan é bacharel em Sistemas de Informação, licenciado em Artes Visuais e História, e atualmente leciona no Colégio Estadual de Período Integral Horácio Antônio de Paula. Na disciplina eletiva de Educação Financeira, ele incorporou a numismática de forma prática e lúdica, despertando o interesse de estudantes de 11 a 14 anos.

As aulas incluem atividades de identificação de moedas e cédulas, análise de iconografia, materiais, pesos e diâmetros. Os alunos utilizam balanças de precisão e paquímetros para medir as peças e aprender conceitos técnicos. A cada atividade, recebem moedas como presente, armazenadas em coin holders devidamente etiquetados — um exercício que reforça o valor histórico e documental desses objetos.


Ensinando História e Economia Através das Moedas

O professor destaca que as moedas não apenas possuem valor monetário, mas também contam histórias de governos, culturas e períodos econômicos. Assim, os alunos aprendem sobre inflação, desvalorização, mudanças de regimes e símbolos nacionais por meio das moedas.

Outro ponto importante da prática pedagógica é a mobilização familiar. Os estudantes levam para casa as informações aprendidas e compartilham com pais e avós, promovendo um resgate de memórias e histórias locais.


O Valor Cultural e Educativo do Colecionismo

A metodologia de Furlan valoriza o conhecimento acima do valor de mercado das moedas. Ao apresentar moedas de diferentes épocas, ele permite que os alunos entendam sua relevância histórica e estética. Os estudantes aprendem a catalogar, medir e preservar suas peças, diferenciando-se do colecionismo casual ou meramente acumulativo.

Além disso, a escola promove a difusão dessa prática com exposições e ações integradas. Parceiros e comerciantes locais contribuem doando moedas e cédulas, fortalecendo a cultura numismática regional.


Contribuições Acadêmicas

O professor Furlan também integrou a numismática ao seu trabalho de conclusão de curso (TCC), abordando moedas coloniais, do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves e do Império, apresentando-as como documentos históricos que ajudam a compreender períodos econômicos e sociais.

Ele defende que a numismática deveria ser mais difundida nas escolas brasileiras, integrando disciplinas como História, Geografia, Artes e Matemática.


Conclusão

A entrevista evidencia o potencial da numismática como ferramenta educacional e de inclusão cultural. Por meio de um ensino lúdico, o professor Furlan transforma o ato de colecionar em um exercício de cidadania, cultura e memória, incentivando o respeito ao patrimônio histórico e promovendo o aprendizado interdisciplinar.


Comentário

Modulos
Imagem Capitulos
Tiago Castilho Soares
24/10/2024
Leandro Guimarães
15/11/2024
Eduardo Luz
27/09/2024
José Roberto Ulian
26/09/2024
Marco Kroggel
20/09/2024
Danilo Arnaldo Briskievicz
Gabriel Abdala
19/02/2024
Gabriel Amaral Lourenço
05/02/2024
Anderson Vanini (Dan Dan)
15/11/2023
Marco A. Stanojev Pereira
13/02/2023
Ruy A.F. Peretti
05/06/2023
Leonardo Tupinambá
27/02/2023
Felipe Rocha
30/01/2023
Oswaldo M. Rodrigues Jr.
18/07/2022
Alexandre Costa e Edil Gomes
Salvador Portela
02/05/2022
Carlos Eduardo da Costa Campos
Tonyan Soeiro
Mariana Campos
28/03/2022
Ruy André Peretti / Ricardo Lopes / Alexandre Costa / Edil Gomes /
Gabriel Germinário
07/03/2022
Gisele Ayres
14/02/2022
Paulo Rezzutti
07/02/2022
Ana Nóbrega
31/01/2022
Cláudio Amato
24/01/2022
Lorena Rosero
17/01/2022
Carlos Eduardo da Costa Campos
Rolando Renato Testolino (Argentina)
10/12/2021
Yuri Victorino
10/12/2021
Cláudio Angelini e Hilton Lúcio
10/12/2021
Hilton Lucio
10/12/2021
Luiz Eduardo Viacava
10/12/2021
Bernardo Aieta e Luiz Augusto Pellegrini
09/12/2021
Raul Olazar (Paraguay)
09/12/2021
Bruno Pellizzari
09/12/2021
João Silvio S. Olim
09/12/2021
Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa
09/12/2021
Vagner Carvalheiro Porto / Gladys Mary Santos Sales / Guilherme Rodrigues / Ivan Grecco de Vasconcelos / Matheus Morais Cruz
22/11/2021
Arnaldo Cologni
08/11/2021
Paulo Abreu
01/11/2021
Alexandre Costa
25/10/2021
Arthur Troppmair
18/10/2021
Goulart Gomes
11/10/2021
Irlei Neves
27/09/2021
Thomas Ribeiro
20/09/2021
Vagner Carvalheiro Porto
12/09/2021
Bernardo Bihr
06/09/2021
Felipe Botelho
30/08/2021
Svend Germann
23/08/2021
Cristiano Bierrenbach
16/08/2021
Roberto Sato
09/08/2021
Yuri Victorino
02/08/2021
Telma Ceolin
29/07/2021
Luís Salgado
18/07/2021
Bruno Pellizzari
11/07/2021
Gisele Ayres
05/07/2021
Plínio Pierry
07/06/2021
Goulart Gomes
02/06/2021
Coronel Galdino
26/05/2021
Manoel Camassa
24/05/2021
Rogério Bertapelli e Edil Gomes
18/05/2021
Cláudio Marcos Angelini
18/04/2021
Edil Gomes
15/04/2021
Karla Sá Valente
30/03/2021
Enio Galetti
06/02/2021
Hans Freudenthal
23/09/2022
Angela Gianeze Ribeiro
22/09/2023
Eliney Faustich
11/11/2023
Fabricio Nefersan
04/03/2024
Cláudio Schroeder
06/02/2021
Ademar Leal Lisboa
10/01/2023
Francisco Salmito
07/03/2023
Maier Gilbert
08/12/2022
Maier Gilbert
10/01/2022
Rubens Lovison Jr.
07/03/2025
José Serrano Neto
04/10/2021
Cauhê Sbrana
04/02/2023
Furlan de Oliveira Dourado
17/05/2025
Luanna Bertholdo Minardi
21/05/2025
Edil Gomes
13/06/2022
Alexandre Costa
13/06/2022
Bernardo Aieta
09/12/2021
Luiz Augusto Pellegrini
09/12/2021
Edil Gomes
18/05/2021
Rogério Bertapelli
18/05/2021
Cláudio Angelini
10/12/2021
Hilton Lúcio
10/12/2021
Ruy André Peretti
Ricardo Lopes
Alexandre Costa
Edil Gomes
Introdução HTML

Baixar o código fonte da aula

Introdução CSS

Baixar o código fonte da aula

Introdução JavaScript

Baixar o código fonte da aula

Facebook   Twitter   YouTube   Feed de notícias   site   Instagram   CCMBR  

Copyright Agência Numismática CCMBR 2019